sexta-feira, 10 de julho de 2009

É proibido fazer imagens de Jesus Cristo? A controvérsia sobre as imagens.







Eis aqui textos bem difíceis. Comecei a escrevê-los em 28 de junho e estou terminado hoje 10 de julho. Trata-se de pesquisa, não radical, no sentido de solução ate as raízes, mas suficiente para trazer algumas luzes a esse tema dos mais difíceis.
Já vimos em outro texto que a controvérsia das imagens é pré-cristã. Anteriores ao cristianismo e pagãs em um primeiro momento, embora também a encontremos nas escrituras monoteístas hebraicas. Em Êxodo, e no Primeiro mandamento de Moisés. O caso Cristão merece algumas considerações pormenorizadas.
Criteriosamente o que são imagens? Uma imagem é uma representação de uma pessoa ou coisa pela pintura, escultura, desenho e descrição. Ora, sob o ponto de vista psicológico a imagem mental é a construção de uma imagem “visível” pela mente, independente do estimulo que a provoque. Assim podemos mesmo dizer: aquela narrativa criou-me uma imagem do passado muito viva, ou, ainda: há belas imagens naquele poema. Assim a imaginação (ação da imagem mental) é a faculdade de representar objetos pelo pensamento.
Em Gênesis 26 e 27 leremos o seguinte: Deus criou o homem sua imagem e semelhança. Ora sendo assim o homem é uma imagem de Deus. Onde há homens, há insofismavelmente imagens de Deus.
Em grego EIKON quer dizer imagens, e KLÁO quer dizer quebrar, assim “iconoclasmo” (Eikonklaosmos) é a tendência de quebrar imagens, assunto que tem servido aos inimigos do cristianismo para dividi-lo.
Diz a Encíclica “In Dominico Agro” de Clemente XIII: “se largarem, porém, o desejo de sabedoria edificação do próximo, e passarem a promover a discórdia, essas pessoas terão sal sem paz. Nisso não vai dom de virtude, mas um sinal de condenação.” Me esforço para ser aqui, sal, com paz.
Ora, o tema que tratamos aqui é difícil, e ao tratá-lo vamos nos eximir de acusações e interpretações forçadas e instrumentalizadas dos textos bíblicos. de um tal modo a evitar as discórdias inúteis.
Pudemos ver em textos anteriores o que é a idolatria, procedimento pagão. Também pudemos ver que o centro da controvérsia sobre as imagens se apóia em Ex 20,4, que tenta proteger da idolatria o povo de Israel cercado de nações pagãs idólatras. Ora, mas Ex 20,4 faz parte das escrituras judaicas, e não das escrituras cristãs. Faz parte do Velho Testamento, ou Antiga Aliança, ou ainda da tradição judaica, que serviu para preparar os povos para o monoteísmo e anunciar a vinda do Messias Jesus Cristo. Assim quando falamos em Evangelho estamos sempre falando do conjunto de escrituras do Novo Testamento, ou da Nova Aliança de Deus, não mais apenas com o povo judeu, mas com toda a Humanidade. Vimos também que no inicio do cristianismo, certas tradições judias tentaram ser impostas aos cristãos como, por exemplo, a circuncisão, e se isso vingasse, nós, os cristãos, seríamos circuncidados e freqüentaríamos as sinagogas, teríamos diversas mulheres, mas isso, essas mudanças sutis comprovam a autoridade de Cristo em mudar essas tradições, e também a autoridade da Igreja na hierarquia dos sucessores de Pedro em alterar os fatos menores da tradição e do comportamento dos cristãos. Isso, como veremos, não demoveu aos judeus de influenciarem em favor de suas tradições (natural que assim fosse), entre elas a imposição do texto de Ex 20,4.
Todavia contraditoriamente, já a partir de Genesis, são os textos judeus os primeiros a mandar construir imagens, como, por exemplo, a de dois querubins que protegiam com suas asas a Arca da Aliança (da Antiga Aliança) ou quando Moisés manda fundir uma cobra de bronze e elevá-la sobre uma haste, para que os hebreus ao olharem para ela, se curassem das mordidas de serpentes no deserto. Ou seja, os textos bíblicos antigos têm contradições desse tipo. Contradições se tomarmos ao pé da letra: Não adorareis imagens diante de mim. A proibição não esta nas imagens, mas na adoração delas. Veja se a proibição fosse o uso de imagens, fotos e filmes que são imagens em movimento, não poderiam ser utilizadas por judeus como Chaplin, ou Spielberg.
Posto isso, a verdade é que os primeiros cristãos tanto no Ocidente como no Oriente usavam imagens nos cemitérios, no culto e nas catacumbas. Uma das primeiras imagens de Maria esta pintada nas paredes das catacumbas romanas. Outra imagem de antiga controvérsia é a da “virgem morena”, pintada pelo evangelista Lucas. Desde o inicio da arquitetura sacra as igrejas foram enriquecidas como imagens tanto a título de ornamentação quanto a título de instrução dos iletrados, que como vimos eram maioria. O fato crido pelos cristãos de que Jesus Cristo, é o Messias Prometido, o Filho do Homem, Deus Encarnado, haveria de suscitar o desejo de reverenciá-lo ou eternizá-lo em memória na forma de imagens do Senhor, embora a ordem de Cristo fosse de celebrar a Eucaristia em memória de mim, coisa que os defensores do iconoclasmo nem sempre praticam, nem autoridade tem para praticar.
Como já vimos em outros textos às populações eram massivas de analfabetos, pode-se mesmo pensar que alguns apóstolos não soubessem ler e escrever, as imagens então eram usadas didaticamente no exato sentido dos tempos modernos: Uma imagem fala mais que mil palavras.
Desse modo as primeiras imagens eram inspiradas nos textos bíblicos (o cordeiro, a pomba, o Bom Pastor, o peixe, a âncora, Daniel e Moisés etc. A Arca de Noé, simbolizando a barca da Igreja. Também a Imagem de Maria Mãe de Jesus, a mulher símbolo da obediência à vontade de Deus, contra toda a evidência.
Cristãos e não cristãos eram os povos muito supersticiosos, cheios de crenças em poderes infernais, em magias e objetos e poções mágicas oriundas do paganismo. Assim é possível que também os cristãos atribuíssem valores as imagens que desviavam da reta fé, mas essa não foi à atitude da Igreja enquanto instituição, que em alguns momentos, sob influência do Cesaropapismo, fenômeno que já pudemos ver em textos anteriores, (o poder político de Estado interferindo nos usos e costumes dos cristãos e da Igreja) também condenou a reverência, quase de adoração às imagens e lugares santos. Reverência não é adoração.