domingo, 29 de março de 2009

Heresias XI ( texto I)

Heresias XI Pelagianismo.
Outro capitulo da história da Igreja bastante controverso.
A primeira coisa que se deve dizer, é que não podemos confundir Pelágio (360-420), oriundo da Gran Bretanha (Inglaterra de hoje) com dois Papas da Igreja, Pelágio I (556-561) e Pelágio II (579-590). Digo isso porque você encontrará afirmações como essa: “O Papa herético Pelágio”.
Pelágio não fazia parte da hierarquia da Igreja, era um monge leigo, um homem que se agregou a um monastério. Viveu em Roma no século terceiro e inicio do quarto século da era cristã. Gozava, portanto em Roma, como asceta leigo de grande prestígio, pois vivia vida rigorosa, numa Roma leiga de valores discutíveis aos olhos de hoje. Dizem alguns estudiosos, e eu não sei o suficiente nem para abonar, nem para contradizer, que ele sofreu a influencia, em Roma, de Orígenes, de Teodoro de Mopsuéstia, e de Rufino o Sírio, todos da Igreja chamada “Grega”, (não sei se aqui em oposição a Igreja Latina, pois estamos no terceiro século) esse ultimo, porém vindo da Palestina. Há comprovação de que Pelágio escreveu uma obra em Hebraico ( exposição das doutrinas de São Paulo). Sabe-se que Pelágio refugiou-se na Palestina.
Como vemos Pelágio, era periférico á Igreja, e não como se quer apresentá-lo, como legitimo teólogo da hierarquia cristã. Há também quem diga em defesa de Pelágio, que a Heresia que leva seu nome o pelagianismo é obra muito mais devida ao Juliano de Eclano e do advogado e monge leigo, Celéstio, amigo e companheiro de Pelágio, do que dele próprio.
Contra essa doutrina, bem pouco cristã, levantou-se Santo Agostinho, numa batalha literária, que lhe valeu o titulo de Doutor da Graça. Resultando nas diversas condenações a Pelágio, que foi condenado pelos sínodos africanos, pelo Concilio II de Orange e pelo Concilio de Éfeso em 431. Contra o Pelagianismo há documentos do Papa Zózimo (Epistola Tractoria de 418) e do Papa Inocêncio I.
No que consiste o Pelagianismo? O que defendia? Qual sua relação como Igrejas ditas Cristãs dos nossos dias?
Primeiro para eles não existia o pecado original. Sendo assim o homem não nasce inclinado para o mal. Portanto o homem, sem ajuda da graça, apenas por sua vontade, pode manter-se sem pecado, e praticar o Bem. Lembrem-se eles eram ascetas, rigorosos nos exercício do jejum, e outras penitências, praticavam o bem, mas caiam no pecado do orgulho (não precisavam de Deus). No seu livro em hebraico, diz que a Graça de que fala São Paulo é a lei, ou o exemplo imitável de Cristo, e quando muito uma iluminação do Espírito Santo a respeito dos Mandamentos de Deus; e não deveria ser entendida como um impulso interior dado por Deus necessariamente aos homens para que pratiquem o Bem.
Então, segundo alguns autores (nunca li um original dessa temática) Pelágio e Celestino diziam:
1)Adão não teria sido objeto de uma elevação especial da graça, portanto o pecado dos primeiros pais, não teria como conseqüência a perda da graça transmissível aos demais homens.
2)O pecado de Adão prejudicou a ele só e não a todo o gênero humano.
3) As crianças recém nascidas encontram-se nas condições em que se encontrava Adão antes do pecado, isto é nenhuma graça especial foi concedida aos primeiros pais.
4) a queda de Adão não acarretou a morte sobrenatural para todo o gênero humano, assim como a ressurreição de Cristo, não é causa da ressurreição dos demais homens.
5) a Lei de Moisés leva a salvação tanto quanto os evangelhos,
6) As crianças conseguem a vida eterna mesmo sem o Batismo,
7) Antes de Cristo houve homens sem pecado.
Ou seja, a “doutrina” de Pelágio era uma filosofia, dispensava qualquer intervenção de Deus na obra de salvação do homem, e Cristo, modelo de ascese reduzia-se ao exemplo e ao magistério, sem reforço ou socorro, ou intercessão para as capacidades naturais do Homem.
Nesse contesto, no Norte da África onde essas discussões ocorriam, levanta-se Santo Agostinho, africano do Hipona, empenhando-se a bem denunciar os erros nada cristãos do Pelagianismo.
Pelágio refugia-se na Palestina, então grega, e ali entre gnósticos e maniqueístas com concepções dualistas, que julgavam se ma a natureza humana, e por isso, contraditoriamente exaltavam a Vontade Humana como capaz de levar o homem a pratica do Bem.
Santo Agostinho se lhe opõe aos seguintes pontos:
1) Os primeiros pais, logo depois de criados foram elevados a justiça ( santidade ) original.
2) Este estado ultrapassa as exigências da natureza , e por pecarem por soberba e desobediência, perderam a riqueza interior original.
3) Conseqüentemente só puderam transmitir a natureza humana despojada da graça; assim toda criança que nasce, nasce carente dos dons gratuitos que ele deveria ter herdado dos primeiros pais; Essa carência é chamada pecado original.
4) Donde se conclui que o pecado dos primeiros pais transmite suas conseqüências pelo ato de gerar, e não pelo exemplo.
5) Este fato nos mostra que todos os homens nascem marcados pelo pecado e tendentes a pecar, e não há quem possa escapar dessa tendência sem um especial auxilio da graça de Deus para combater o mal em si e praticar o Bem verdadeiro.
6) Essa graça é o fortalecimento da vontade para optar pela virtude; ela não pode ser merecida, mas é gratuita, recebida pelo sacramento, e anterior a qualquer mérito.
Da Palestina, Pelágio criava adeptos, na sua religião natural, se assim podemos chamar. Foi preciso então que a Se Romana se manifestasse. Sua primeira condenação veio de Cartago, a segunda de Milevo, ambas no Norte da África e essas condenações foram confirmadas pelo Papa Inocêncio I. A expressão usada por Santo Agostinho (Roma Falou “causa finita est”) mais uma vez do testemunho, do respeito que se tinha também na África a cátedra do Apostolo Pedro em Roma. O papa Zózimo publicou longa encíclica condenando o Pelagianismo, documento bem acolhido por toda a Igreja Universal, todavia ou poucos aderentes ao pelagianismo foram se juntar a Nestório e Teodoro de Mopsuéstia, para serem condenados em conjunto pelo Concilio de Éfeso (431).