sexta-feira, 13 de março de 2009

Orígenes, personalidade manipulada.

Orígenes.
Eu estranhei, posto que, sendo esse homem nascido entre 183 e 186, apareça na maioria dos compêndios, ao se discutir heresias do século IV e V. Pareceu-me a principio estranho, esse imiscuir-se em fase histórica que não era a sua. Passei algumas horas, pesquisando no material que possuo: Enciclopédia das Religiões, Curso de História da Igreja, e livros mais antigos como a História Universal de F. Laurent. Não me senti seguro. É puro pântano sua historia pessoal. Alguns lhe atribuem seiscentas obras, mas encontrei referências a apenas três títulos.
Todavia pesquisei na internet e imediatamente descobri o porquê de tanto incenso ao homem. Espíritas, gnósticos e maçons se utilizam desse controvertido autor, certamente pouco lido, pois são poucos os textos originais que sobreviveram, para atacar a Igreja.
Ora, se nesse pântano, eu terei de usar de muita fé, para crer no que dizem os inimigos da Igreja, e também o que diz a Igreja, preferi ficar com o que diz a Igreja:
1) O homem se auto castrou (curioso, pois tendo usado o método alegórico (simbólico de interpretação bíblica, usou ao pé da letra duas passagens bíblicas, para se mutilar, se fazendo um eunuco. (se um olho te escandaliza, arranca-o etc. e ele se castrou)
2) A Igreja condenou sua doutrina.
3) Seus textos originais são pouco conhecidos, e a maioria se perdeu. ( portanto seu pensamento não é autografado mas atribuído por outros autores)
4) Atribuem a ele a teoria do resgate das almas dos condenados no Inferno.
5) Atribui-se a ele uma tese sobre a reencarnação.
6) Atribui-se a ele a pré-existência das almas, como seres puramente espirituais, que seriam condenados a materialidade.
7) E artibui-se a ele uma exegese e uma apologia Mariana, ora, justamente aí esta o motivo de tanta propaganda, como um Mariano, seria condenado como herético? Nesse contexto é que se aproveitam os inimigos da Igreja para tripudiar, fazendo de um escritor “cristão”, um espírita, gnóstico... E outras coisas mais.
Eu não vou discutir, pois minha documentação é insuficiente, tomo a posição sempre prudente e histórica da Igreja, Orígenes, foi herege, homem que teve sua integridade física e virilidade violada, o que por si só o desautoriza a ser auto titulado “legitimo autor cristão”. No entanto algumas obras atribuídas a ele serviram, ou foram úteis, como fontes documentais de um período da história universal.
Sendo isso o que tenho a dizer com alguma segurança, termino aqui.
wallacereq@gmail.com.