quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Esquina da História


































Oi Pai!... Oi! Papa.
Presunção nossa ou humildade? Se você pesquisar na Web estes assuntos sobre a Igreja que tratamos aqui, verá que há coisa muito melhor, muito mais bem feita, em todas as línguas. Mas você não lerá o que escrevemos aqui. É o nosso estilo, direto simples, sincero.

Um espertalhão já perguntou se estávamos assumindo o nosso nazismo? Creio que é porque introduzimos um Zeppelin na página de rosto de nosso Blog. Nada tem uma coisa com outra. O Zeppelin foi de fato usado como propaganda do nazismo, mas nós nada temos com o nazismo, nem com o judaísmo. Eu sou um incircunciso e não sou ariano.Essa briga não é nossa Nós não voamos o grande Hinderburg propagando o nazismo, nem o explodimos covardemente em New York matando civis, só para defender a nossa causa (antes o tivessem proibido de voar nos EUA).

Nós do G 23 escolhemos o Zeppelin, porque ele navega no ar vagarosamente, silenciosamente, contemplando a História Universal. Nada mais. Ele é o único aparelho que voa que nos lembra que somos como peixes em um aquário, unidos por circunstâncias semelhantes e pelo ar vital que nos envolve e penetra. Temos um destino comum enquanto seres vivos, e um destino eterno, que nos irmana.

Oi! Papa. Nós te saudamos com respeito. Papa Bento XVI, cardeal Ratizinger. Ele é o atual pai da Igreja. Os Papas, como nós os chamamos carinhosamente desde os tempos apostólicos, são a cabeça visível da Igreja. Se você entra no Palácio do Governo do Paraná, encontrará uma sala com os quadros dos ex-governadores. É bonito, ela, a sala, dá um testemunho da linha do tempo. É possível que algum país tenha uma galeria maior, algo em torno de 1000 anos, e ate mais. Mas em termos de religião, que eu conheça; somente a Igreja cultuou a seqüência ininterrupta de Papas. De chefes, de gerentes. Perguntem na sua família: quantas gerações vocês se lembram? A Igreja, pelo contrário coleciona documentos de todos os seus períodos, e de todas as suas gerações de Papas, alguns mais precisos e ricos, outros mais fragmentados e empobrecidos, mas só ela apresenta um conhecimento de geração pós geração por um período de 2000 anos. Isso a faz uma testemunha da História Universal. É mole ou quer mais? Considere isso, pense nisso.
A seqüência de Papas é uma das formas de ordenar positivamente a História da Igreja.