terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Um olho por fora e um olho por dentro.

Uma visão de Dentro e uma visão de Fora.
Daremos aqui, como introdução, algumas informações preciosas. Tácito Públio Cornélio viveu entre 55 e 120 dC, ele era um historiador Latino, e nos dará alguns testemunhos de uma visão de fora da Igreja nascente. Não vamos discutir, na véspera do Natal, a existência ou não de Jesus Histórico, para nós esta suficientemente comprovada a sua existência. Jesus era Judeu, e a Igreja começa no seio de Judeus na Terra Santa, e também no seio de comunidades de Judeus em Roma.

Em sua vida pública Jesus Cristo não perde de vista a Igreja. Anuncia que vai fundá-la em (Mat. 16.18); que ela começará pequenina, mas se estenderá por toda a terra (Mat. 13, 31-32).

Cuida de sua organização, reunindo discípulos, escolhendo apóstolos a quem confere poderes espirituais, nomeando um chefe supremo na pessoa de Pedro, o pescador Judeu. (Mat. 16,18-19 e Jo. 21,15-18)

Deixa bem claro que é uma instituição permanente (até o fim do mundo: Mat. 28,20) e perfeita, com autoridade, fim, doutrina, culto e hierarquia (Mat.18.17) No dia da ascensão manda os discípulos esperarem em Jerusalém (hoje Israel) a vinda do Espírito Santo.

Em Pentecostes: No Cenáculo, cerca de 120 pessoas, incluindo Maria mãe de Jesus, se reúnem em oração esperando o cumprimento da promessa ( em assembleia). Ali, como nos conta os “Atos dos Apóstolos”. Pedro, o judeu, preside a eleição de um substituto para Judas o traidor (judeu) que será substituído por Matias (AT. 1.12-26). No dia de pentecostes tomados pelo Espírito Santo os reunidos ( em assembleia) são inspirados a saírem corajosamente e iniciam o apostolado entre judeus da Terra Santa. Estava iniciada a Igreja Missionária.( Ecclesia, é palavra que se traduz por assembléia, pode-se dizer portanto: estava iniciada a Assembleia Missionaria). Pedro faz o primeiro sermão público e converte 3000 judeus. Prega o segundo sermão, e eleva para 5000 o número dos judeus convertidos (Ver At. Capítulos 2 e 3).