terça-feira, 23 de dezembro de 2008

E ele caiu do cavalo, como muitos depois dele.




A conversão do judeu Paulo.
Segundo Holzner, Saulo era um judeu dos mais zelosos de suas tradições, da casta dos fariseus, rigoroso e instruído, discípulo do Rabino Gamaliel, tinha do poder "Judeu" uma carta que lhe dava poderes de perseguir os judeus cristãos, prender e lapidar (matar a pedradas) essa nova seita do judaísmo oficial.( éra a inquisição judia). Saulo estava presente à lapidação do protomartir da assembléia dos cristãos. O termo embora elogioso diminua de algum modo o martírio do Próprio Cristo da Casa de David, por isso se diz protomartir da Igreja.E a Cristo se diz Redentor.
Em perseguição aos seguidores de Cristo, Saulo de Tarso vai a Damasco. Ai, “cai do cavalo”, cuja expressão dá origem ao cai do cavalo que usamos hoje, quando uma pessoa se dá mal, no caso essa queda é o início da conversão desse judeu de espinha dura. Perde a visão temporariamente, e tem um diálogo com Cristo Glorioso.
Imensas transformações produzem esse diálogo. O antigo perseguidor apresenta-se nas sinagogas de Damasco, surpreendentemente pára anunciar o nome de Jesus. Retira-se três anos em um deserto, cheio de culpa, e volta a pregar em Damasco. Depois vai a Jerusalém e apresenta-se a Pedro (o pescador Judeu), indo depois para Tarso sua cidade Natal.
Fantástico.
Paulo, o antigo Saulo, judeu da dispersão, vivendo entre os pagãos de Tarso, seria facilmente o apóstolo dos Gentios. Quando os judeus de Antioquia ( Siria) viram o progresso que Paulo fazia divulgando o cristianismo entre os judeus, habitantes daquela cidade, o expulsaram dali, então nos conta a Sagrada Escritura ele disse: Nós nos voltaremos para os Gentios (pagãos-goim) (At. 13.46) Essa declaração do antigo perseguidor de cristãos facilitou muito a propagação do Evangelho. Estava na prática iniciada a obra Universalista de Cristo: “Ide, pois a todos os povos”. (ou melhor: pregai o Evangelho a todas as criaturas) (Marcos 16.15).
O baixinho desenvolve intensa atividade, opondo-se aos perseguidores pagãos e judeus, funda cristandades (como a nossa do G 23, apenas mais santas) escrevendo 14 epístolas que sobreviveram. Três grandes viagens marcaram sua caminhada apostólica antes de ser martirizado em Roma. A primeira para a Ázia Menor. A segunda para a Europa pregando na Grécia (Tessalônica; Filipos, Atenas e Corintos) é mole? Depois na terceira volta para visitar as comunidades fundadas. A base de todas elas, ao que parece, eram comunidades originalmente judias.
Em, 42 Tiago Menor é martirizado. Em 58, Paulo volta à Jerusalém onde escapa mais uma vez à morte. Levado a presença de Felix, governador Romano de Cesárea, apela, para César, e vai para Roma, escoltado onde passa de 61 a 63, escrevendo e pregando aos (Secretamente Reunidos) judeus e cristãos de Roma. Libertado volta a pregar abertamente, preso em 66, é novamente enviado para Roma onde espera para ser decapitado, dizem, que ao mesmo dia do Martírio de Pedro. Pequeno, enfermiço, combativo e enérgico sua produção literária em profundidade teológica é um patrimônio da Igreja. Sua erudição é um tesouro do cristianismo.

OBS Tiago Maior é martirizado em 63 ( a turma queria mesmo acabar com o cristianismo).