terça-feira, 23 de dezembro de 2008

DIVISÃO DA HISTÓRIA DA IGREJA.





Como dividimos a história da Igreja?

No período histórico após a Idade Media século XV e XVI,estudiosos dividiram a História Universal em Antiga, Medieval e Moderna. A Igreja, no século IXX, também dividiu a sua História em: Idade Antiga; Idade Média; Idade Moderna e Idade Contemporânea.

1) A história Antiga da Igreja compreende de Jesus Cristo até 692. Dividimos esse período em dois sub períodos: ate 313 e de 313 ate 692. No primeiro sub período a Igreja foi duramente perseguida. Com o edito de Milão em 313 concedendo a “pax” aos cristãos dois fenômenos são marcantes: as invasões dos bárbaros, e a sistematização da evangelização.

2) Historia Medieval da Igreja; 692 até 1450 distinguem-se três subfases:

a) este período se caracteriza pela reconstrução após as invasões; o poder civil pratica as investiduras e interfere na vida eclesial, nomeando os Bispos, todavia a Igreja influencia decisivamente com sua doutrina e cultura formando a sociedade medieval (européia).

b) Alta Idade Media: 1054-1294 período onde a Igreja mais se projeta no foro religioso e civil atinge seu auge com o pontificado de Inocêncio III.

c) Idade Media decadente, a Igreja vai perdendo influência no foro civil, ao mesmo tempo em que se dá o empobrecimento da teologia e da piedade.

3) História da Igreja na Idade Moderna, 1450 até 1920. Subdivide-se em duas etapas:

(a)1450 até 1798 com a Revolução Francesa; novas idéias racionalistas vão-se difundindo, o que obriga a Igreja a dar uma resposta, o século XVII é dito o Século dos Santos.

b) 1798 até 1920 período em que o “Racionalismo” e o materialismo se fazem sentir num ataque frontal ao cristianismo, enquanto a Fé se propaga em territórios de missão, ou seja, perseguida a Igreja se espalha.

4) História da Igreja Contemporânea de 1920 ate hoje: contrapondo-se ao materialismo, e ao racionalismo, a Igreja empenha-se na estruturação bíblica-litúrgica-eclesiologica voltando as suas raízes conceituais.