quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A Igreja Ocidental.

Nas criptas, em Roma, no subsolo, onde estão enterrados varios Papas, o túmulo de Pedro Apóstolo, o pescador judeu.( a catedral construída em 324 por Constantino foi substituida séculos depois pela Basílica de São Pedro).

























O Estabelecimento da Igreja em Roma.

Até aqui nós já vimos que a Igreja (assembléia dos judeus cristãos) crescia em pequenas comunidades, na Turquia, na Síria, na Armênia, na Índia, na Mesopotâmia, no Egito.
Todavia foi com alegria que os judeus residentes em Roma, foram batizados por Pedro no dia de Pentecostes, quando o Apóstolo, liberado da prisão de Herodes foi se fixar em Roma sede do Império no ano de 42. Santo Irineu nos diz que ele foi o fundador da Igreja de Roma. Tertuliano nos dirá que lá ele morreu. Morando entre judeus tornou a cristandade romana conhecida no mundo todo (Romanos 1.8). Quando Cláudio (em 48) expulsou de Roma os Judeus, muitos judeus cristãos tiveram que abandonar a cidade. O romano não fazia distinção de tipos de Judeus. Em 50, um ano depois, encontramos Pedro em Jerusalém presidindo o Concílio que resolveu a sobre entrada dos pagãos na Igreja sem qualquer dependência ao judaísmo (At.cap. 15). Quando Nero relaxou a proibição de Cláudio, volta Pedro a Roma em 56, embora lá não permaneça. De 61 a 63, o judeu Paulo está em Roma e não se fala da presença do judeu Pedro. Mas é de Roma que Pedro escreve como Chefe da Igreja sua primeira epístola (versículos 5.13) e lá foi encerrado na célebre prisão Mamertina e padeceu o martírio no ano 67, sendo crucificado de cabeça para baixo. Seu corpo foi sepultado na colina do Vaticano, onde posteriormente Constantino mandou edificar a basílica de São Pedro substituída pela atual no século XVI. Pouco se sabe dos detalhes desse cristianismo em Roma.( fato que se explica pelas perseguições frequentes e mortais) que relataremos. Sabe-se que os judeus cristãos reuniam se nas catacumbas, que Suetônio, historiador pagão nos diz que no fim do Império de Claudio já existia o cristianismo em Roma como seita do judaismo. Os escritos de toda a antiguidade cristã fazem referencia a Pedro em Roma, por exemplo, Clemente de Roma, em 96, escrevendo em Roma para os coríntios fala de Pedro e Paulo que foram entre nós (de Roma) de ótimo exemplo. Santo Inácio de Antioquia (na Síria) escreve aos romanos no século II, eu vos ordeno como Pedro e Paulo. O historiador Eusébio, pai da História Eclesiástica, escrevendo no século IV cita São Clemente de Alexandria e Pápias, ambos do segundo século que dão testemunho da pregação de Pedro em Roma, assim como Tertuliano e Santo Irineu. Nas catacumbas romanas há inscrições alusivas a Pedro e Paulo, e imagens de Maria. São Jerônimo, o tradutor da Bíblia, nos diz que Pedro presidiu em Roma a Igreja por vinte e cinco anos. Ali esta o túmulo de Pedro.

Wallace Requião para o G23HI.