quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Os cerentianos e a doutrina de Cristo.

Cerintianos.
Eu me esqueci de falar dos Cerintianos outra seita judia, entendida por alguns como judeu-cristã do final do primeiro século e inicio do segundo, posto que o judeu Cerinto fora contemporâneo de São João Evangelista. Os Cerintianos eram um movimento gnóstico que propunha a heterodoxia judaica acrescentando um tipo de messianismo materialista (monetarista) de mistura com a restauração do culto de Jerusalém. Sabe-se que Cerinto morreu antes de 140. É considerado pelos historiadores bíblicos um dos primeiros heresiarcas e cismáticos na Igreja nascente.
Espalhou sua doutrina na Ásia Menor onde fez grande número de adeptos. Surpreendentemente destacou-se como escritor cristão. Prolongou em sua doutrina a corrente judeu cristão heterodoxica (dependência do cristianismo ao judaísmo). Era milenarista. Ensina a doutrina dos anjos, e que fora um determinado anjo que deu os Mandamentos a Moisés e acrescentava que Javé de Israel era apenas um anjo.
Novamente vemos a importância da reunião dos Bispos, e da correção da Doutrina sob a autoridade transmissível de Cristo à Pedro e dele aos seus sucessores. ( embora em alguns casos se demorasse para perceber a conseqüência de tais erros, que chegaram a ser professados por homens declarados Santos).